Dúvidas mais frequentes

1

Medicações interferem em exames laboratoriais?

Algumas sim, quaisquer que sejam as medicações que você esteja utilizando, informe a atendente do laboratório, mas nunca suspenda o uso de medicações sem o consentimento do seu médico.

2

Até a aspirina altera o resultado do exame?

Sim. A aspirina é o ácido acetilsalicílico, que está presente em muitos analgésicos e antitérmicos. Todas as medicações com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação, e se presentes em altas doses podem interferir em alguns exames hormonais.

3

Vitaminas interferem no exame?

Sim. Elas interferem em alguns exames, por exemplo, a vitamina C altera o resultado da creatinina. Portanto informe a atendente também sobre o uso de vitaminas.

4

Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal (absorvente interno).

5

A alimentação interfere nos resultados dos exames?

Sim, principalmente na dosagem dos triglicerídeos e colesterol. Pessoas com esses níveis alterados que fazem dieta rigorosa às vésperas do exame, poderão ter um resultado falsamente baixo ou vice-versa.

6

Como deve ser a alimentação para os exames serem confiáveis?

Deve-se manter a dieta habitualmente praticada ou conforme orientação médica, nos dias que antecedem o exame. Observar o jejum obrigatório de 12 a 14 horas para os casos em que haja dosagem de colesterol e triglicerídeos. Para dosagem de glicose deve-se manter jejum obrigatório de 8 horas, não podendo ultrapassar 14 horas. Para os demais exames, em geral, o jejum recomendado é de 8 a 14 horas.

7

Pode-se fumar no dia do exame?

Não é recomendado fumar, principalmente se forem testes de agregação plaquetária e curva glicêmica.

8

Bebida alcoólica pode alterar os resultados?

Sim, o ideal é permanecer três dias sem ingerir bebidas alcoólicas.

9

Água "tira" o jejum?

Não, mas convém tomá-la com moderação, pois excesso de líquido pode interferir nos exames de urina.

10

Exames em jejum só podem ser feitos pela manhã?

Sim. O horário de coleta para tais exames é das 7:00 as 9:30 horas.

11

Qualquer exame pode ser feito a tarde?

Não, todos exames que necessitam de jejum devem ser colhidos pela manhã, no horário de coleta.

12

Só posso fazer exames em jejum?

Nem sempre. Para alguns exames o jejum não é necessariamente obrigatório. Também em casos de urgência o jejum pode ser abolido, por recomendação médica.

13

Exame comum de urina, tem que ser com a primeira urina da manhã?

Não necessariamente. O ideal é a primeira da manhã, mas pode ser colhida em qualquer período do dia, desde que se permaneça 4 horas sem urinar. O ideal é colher em frasco apropriado fornecido pelo laboratório, seguindo as instruções de coleta.

14

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer Exame Comum de Urina (EQU) ou urocultura?

O primeiro jato traz células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária é importante que o material não esteja contaminado com o que estiver na uretra.

15

Urina só pode ser colhida no laboratório?

Não. Pode ser colhida em casa, desde que seguidas as instruções de assepsia e de coleta fornecidas pelo laboratório, e a entrega da amostra no laboratório seja em no máximo 1 hora. Em caso de crianças pequenas, onde a coleta é feita com saco coletor, o ideal é que seja realizada no laboratório, devido a maior facilidade de contaminação da amostra com este método de coleta.

16

Menstruação interfere no exame?

Sim, por exemplo, no exame de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual, mas caso haja a necessidade pode-se colher adotando dois cuidados: assepsia e uso de tampão vaginal (absorvente interno), para o sangue não se misturar à urina.

17

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o período menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.

18

Para colher o exame de fezes é necessário jejum?

Não. Também não é necessário ser a primeira evacuação do dia. Recomenda-se coleta em casa, em frasco apropriado, sem contaminação de urina.

19

Exercício físico atrapalha os exames laboratoriais?

Sim, pode interferir em alguns exames como glicemia e prolactina. Assim, deve-se evitar colher sangue para realização de exames após exercício físico, salvo com indicação do seu médico.

20

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. Porém algumas vezes a doença responsável pela febre poderá interferir no resultado dos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Informe e consulte seu médico antes de realizar estes exames.

21

Por que quando se tira sangue, às vezes o local apresenta hematoma?

Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão após a coleta no local de punção e uso de medicações que atuem na coagulação, como a aspirina.

22

Por que se recomenda realizar exames de hormônios conforme o ciclo menstrual?

A recomendação é feita para os hormônios que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.